Sempre atual, a novela "Roque Santeiro" está de volta à programação da Globo 41 anos após sua estreia, no "Edição Especial". O que poucos sabem é que assim como ocorreu em 1975, a obra de Dias Gomes (1922-1999) também sofreu com a censura e teve certas cortadas. Se 10 anos antes o problema girava em torno da igreja, em 1985 o que pegou foi o adultério
Na época, houve acordo entre o autor da Globo e Coriolano de Loyola Fagundes, então diretor da Divisão de Censura, e envolveu ainda Fernando Lyra, Ministro da Justiça do governo José Sarney. Ficou estabelecido que não haveria cortes, mas Lyra quis ser avisado sempre que os censores entendessem que a novela iria apresentar cenas "muito pesadas".
Antes desse encontro, o ministro mostrou-se "extremamente irritado" com as cenas vetadas envolvendo Lulu (Cássia Kis), mulher de Zé das Medalhas (Armando Bógus, um dos falecidos do elenco), com Ronaldo César (Othon Bastos), e do diretor de cinema Gérson do Vale (Ewerton de Castro) com a atriz Linda Bastos (Patricia Pilar, então estreante), casada com Tito (Luiz Armando Queiróz).
Outras sequências envolviam Sinhozinho Malta (Lima Duarte) pela expressão "joga a b**** no ventilador de uma vez", e Roque (José Wilker) ao defender para o pai, o Beato Salu (Nelson Dantas), as dançarinas da boate Sexus, cuja abertura agita a fictícia Asa Branca.
Ao jornal "Folha de S.Paulo", Dias Gomes negou que a questão envolvesse Lulu e Ronaldo fosse adultério. "Se uma mulher vive com um homem que a espanca (Zé das Medalhas chega a surrá-la com um cinto), é uma situação imoral. Se ela procura outro para ser feliz, a situação é moralizante. Lulu tem uma atitude digna: separa-se do marido. Dizer que ela é adúltera, é uma ideia arcaica", afirmou em 25 de outubro de 1985.
"Permitem que a Pombinha (Eloísa Mafalda) chame as meninas de piranhas toda hora, mas o Sinhozinho não pode dizer b****? Absurdo também", acrescentou citando as dançarinas da Sexus, entre elas Ninon (Claudia Raia). De acordo com a publicação, em uma das cenas vetadas, Gérson do Vale dá um "tremendo beijo" em Linda, embora a atriz chegue a resistir, mas acabe cedendo no final.
"Isso que a gente está fazendo não é direito e eu gosto das coisas muito direitas. E você?", falou Linda na sequência cortada, acrescentando: "Ótimo, porque se eu começar a me envolver com você, vou ter que me separar do Tito. E aí... Ele vai ter que saber ... E quem vai falar com ele é você".